Entenda as principais vantagens do carro por assinatura

setembro 14, 2019 4:06 am Publicado por Deixe um comentário

O carro por assinatura possibilita ter acesso a um carro 0 km por meio de um pagamento mensal. Entenda como funciona o serviço e quais benefícios oferece.

Uma possibilidade de andar com um carro alugado novo todos os anos chegou ao mercado brasileiro há pouco tempo e está cada vez mais sendo divulgada.

O carro por assinatura possibilita que as pessoas andem de automóvel novo sem precisar comprar um.

Já existem algumas empresas que ofertam o serviço, como a Porto Seguro e a Unidas, sendo que cada uma possui regras específicas para a locação.

De modo geral, o carro por assinatura possibilita que as pessoas aluguem um carro 0 km pagando uma assinatura mensal e por períodos que variam de 12 a 36 meses.

Ao final desse prazo, elas podem renovar o contrato e optar por um outro modelo de carro, também zero, sem a necessidade de fazer nenhuma compra.

Vantagens do carro por assinatura

Entendendo um pouco como funciona o serviço fica fácil de perceber que o carro por assinatura disponibiliza o veículo para ser usado por um período que o contratante determina.

Em alguns casos, as pessoas não compreendem bem qual a vantagem do serviço, afinal, elas não estão adquirindo nenhum bem, apenas têm um para uso. Por esse motivo, levantamos algumas das vantagens do carro por assinatura.

1 – Sem burocracia com o financiamento

O financiamento é uma modalidade que boa parte das pessoas utiliza para comprar um carro.

Ao financiar é preciso se comprometer com o pagamento das parcelas, o que pode se prolongar por até 72 vezes, dependendo do caso.

No caso do não pagamento, a pessoa pode perder o veículo, o que resultaria em grandes perdas financeiras.

Outro problema de financiar um carro é que as taxas de juros cobradas podem ser bastante altas, assim, ao fazer as contas, pode-se verificar que, dependendo da situação, o que pagou dobra o valor do carro somando os custos totais.

Além disso, pode ser difícil conseguir a aprovação do financiamento, pois as empresas podem solicitar muitos documentos e comprovação de renda.

Na ausência desses ou se forem considerados insuficientes, você pode ter o pedido rejeitado, então, não teria como comprar o veículo.

2 – Ausência de pagamento de impostos

Todos os carros precisam pagar impostos, como o IPVA e o licenciamento, para que possam circular pelas ruas.

O carro por assinatura não está isento desses, porém não é motorista que terá toda essa preocupação.

Todos os impostos, encargos e outros custos burocráticos que o veículo possui são pagos pela empresa que realiza o aluguel.

Quem aluga não tem a necessidade de se preocupar com datas e nem em juntar um dinheiro extra em determinados períodos do anos para cumprir com essa função.

3 – Gasto zero com manutenção do carro por assinatura

Mesmo os carros 0 km precisam passar por revisões periódicas e manutenções para que continuem funcionando adequadamente.

O período que eles devem ir para a oficina é determinado pelo fabricante e pode ser devido a uma quantidade de quilometragem percorrida ou pelo tempo de fabricação.

Essas idas às oficinas mecânicas possuem um custo, mesmo em casos preventivos, porém quem aluga o carro não tem com o que se preocupar.

Todos os custos são de responsabilidade da locadora e o valor pago mensalmente já contempla todas essas despesas.

Para facilitar a vida dos usuários, existem locadoras que ofertam o serviço de leva e traz do carro. Assim, a pessoa não tem nem o trabalho de ir até a oficina. Um profissional pega o carro no local indicado, leva para a revisão e depois devolve para que volte a ser utilizado.

4 – Facilidade para alugar o carro por assinatura

Diferente da compra do carro, nesse caso, por se tratar de um serviço de aluguel, a burocracia é bem menor.

Em muitos casos não é solicitado comprovante de renda e nem existe um período longo para que seja feita análise de crédito e outras verificações.

Não há necessidade de cheque calção ou fiador, o que torna o processo bem mais simples.

Basta ir até uma loja que possui os serviços de carro por assinatura, solicitar o serviço, apresentar os documentos pessoais e pronto.

No mesmo dia existe a possibilidade de assinar o contrato e sair dirigindo o modelo escolhido.

5 – Possibilidade de escolher a quilometragem

Dependendo da empresa, além de escolher o tempo que o veículo ficará locado, existe a possibilidade de selecionar a quilometragem percorrida.

Esse é o caso do Carro Fácil, serviço de aluguel disponibilizado pela Porto Seguro. O limite de quilometragem é considerado levando o período de 12 meses e a pessoa ajusta conforme o seu uso.

Quem anda pouco com o carro pode contratar um pacote menor e assim economizar algum dinheiro. Já quem usa bastante o carro, contrata um pacote com quilometragem maior, e dessa forma não terá de pagar o excedente.

5 – Facilidade de estar com um carro 0 km todo ano

O carro por assinatura tem a vantagem de oferecer contratos com validade de 12 meses, o que significa que após esse período não há mais necessidade de ficar com o carro.

Quem gosta sempre de estar com um carro novo, pode contratar outro carro por assinatura no final do contrato e sair novamente da loja com um carro novo.

6 – Economia para quem troca de carro sempre

Quem tem o costume de trocar de carro a cada 1 ou 2 anos e recorre ao financiamento para isso, conseguirá economizar um bom dinheiro com o carro por assinatura.

Ao fazer as contas verá que a depreciação do veículo nos dois primeiros anos é bastante alta, podendo chegar a 33%, e só nesse ponto a pessoa já estará perdendo dinheiro se comprar.

O financiamento possui altas taxas de juros e esse é outro agravante. Para completar há o custo com IPVA, emplacamento, licenciamento e seguro.

Somando todos os custos citados e comparando com o que se gastará com o aluguel, é possível perceber que locar pode sair mais barato. Se investir a diferença de valores, ainda poderá ter um rendimento com esse valor.

7 – Escolha do modelo que deseja

Conforme a locadora existe uma regra para disponibilizar o modelo do veículo. A Unidas Sempre Zero informa que a pessoa pode escolher um modelo comercializado e que, se não tiver em estoque, fará a compra para que ele seja locado.

Em outras existem diversas opções de modelos para que se escolha entre eles.

Nos dois casos, a pessoa que loca terá a possibilidade de escolher um modelo de veículo que mais lhe agrada, não sempre preciso aceitar o que lhe está sendo imposto.

É claro que, conforme o veículo, o valor da locação sofre alteração.

8 – Vantagem de ter um seguro auto

Uma das preocupações de quem anda com o carro são os roubos, furtos e colisões que podem ocorrer e deixar como resultado um prejuízo financeiro.

O seguro auto é a melhor maneira de se prevenir contra esses problemas, porém, ele nem sempre possui um custo baixo.

Ao fazer a locação do veículo, ele já vem com um seguro auto, que pode incluir coberturas diferentes de acordo com o que cada empresa oferta. Entretanto, existe a vantagem de não precisar se preocupar com a contratação desse serviço e poder andar mais tranquilo.

8 – Inclusão de serviços de assistência 24 horas

Como o carro possui seguro, ele muitas vezes conta com o serviço de assistência 24 horas.

A pessoa que usa o veículo pode contar com diversas facilidades que ajudarão no cotidiano e principalmente nas situações mais inesperadas, como o carro quebrar ou acabar a gasolina.

Dependendo dos serviços disponibilizados é possível contar também com assistência para residência, indo além de ter utilidades apenas para o carro.

O carro por assinatura é um serviço que tem crescido no mundo inteiro porque consegue se adequar às necessidades das pessoas sem exigir a compra de um bem. Vale a pena conhecer e pensar na sua forma de locomoção.